O GERIR® suporta múltiplos processos de venda e permite executar todas as tarefas associadas a cada um desses processos, desde o pedido de cotação à emissão de faturas, recibos e notas de crédito, fazendo a ligação com outros módulos do sistema, nomeadamente CRM, Produtos, Gestão de Entidades (Clientes), Armazém (caso aplicável) e, claro, Contabilidade.
Em função das necessidades e natureza do negócio do cliente, o sistema permite ainda a criação e gestão de contratos de venda.
O GERIR® permite criar vários tipos de processos de venda, desenhados de acordo com o modelo de trabalho da sua organização, e com possibilidade de configuração por fases. Para cada tipo de processo, poderão ser atribuídos os respetivos utilizadores e definidas fases relacionadas com o processo de cada encomenda que, de certa forma, espelhem o processo físico implementado na empresa, nomeadamente:
A configuração das fases para cada processo permite a gestão de todo o processo de venda desde a gestão da oportunidade (ligação ao CRM) e proposta de venda, passando pela encomenda, emissão de faturas pró-forma, até à emissão de fatura ou passagem para contratos. É possível configurar fases que arquivam automaticamente a encomenda ou lead criada, bem como a obrigatoriedade de registo de não conformidades, especialmente útil no caso de recuo de fase.
São ainda disponibilizadas várias análises referentes ao processo de vendas, desde balancetes de gestão até análises das vendas efetuadas em cada período (mensal ou anual, por exemplo), podendo esta análise ser abordada numa ótica de vendas a clientes ou de produtos vendidos, tanto em valor como em quantidades, sendo ainda possível fazer um cruzamento entre ambas as visões.
O GERIR® permite ainda realizar toda a gestão orçamental no que respeita à parte das vendas, disponibilizando vários tipos de balancetes para controlo orçamental, podendo comparar os períodos reais com os orçamentais, analisando também os desvios ocorridos, em valor e percentagem.
É possível criar e gerir contratos de prestações de serviços, identificando os respetivos termos de contrato, bem como um conjunto de características ao nível da contabilidade de gestão (como por exemplo o projeto, mercado ou negócio a que diz respeito).
Podem-se emitir faturas e notas de crédito diretamente a partir dos contratos, ou então faturar os contratos de serviço com a periodicidade que estabelecer através da criação de planos de faturação. Estes planos permitem programar a faturação dos contratos de venda para um determinado período de tempo. Através da página inicial das Vendas, poderá aceder diretamente às faturas que se encontrem por registar. Utilizando esta funcionalidade, poderá, a qualquer momento, consultar as condições estabelecidas para as avenças já acordadas ou para os contratos já definidos. Poderá também efetuar o processamento periódico de avenças ou consultar aquelas cujos valores já foram processados e faturados anteriormente. É também possível verificar, para cada contrato, o volume de faturação, o valor em dívida, as datas da última e próxima fatura e aceder ao detalhe de movimentos registados para o respetivo contrato.
O sistema permite ainda a gestão automatizada de acréscimos e diferimentos associados ao contrato, funcionalidade bastante útil sempre que se pretenda garantir a correta especialização temporal da faturação de contratos. Através da página inicial das Vendas poderá aceder diretamente aos acréscimos que se encontrem por registar.
Existe ainda a possibilidade de realizar o planeamento de projetos a implementar em clientes, em todas as suas fases e ao longo do seu período temporal (p.e., a implementação de um software), bem como a gestão de eventos (p.e., despesas de deslocação, horas despendidas em formação), ficando os mesmos associados tanto à venda como às atividades e/ou despesas do(s) colaborador(es) envolvido(s). Poderá também elaborar um plano de eventos, útil nos casos em que contratualiza com algum cliente um mesmo evento a ocorrer durante um certo período temporal (por exemplo, manutenções periódicas).
Todas estas funcionalidades são registadas automaticamente na contabilidade.
De frisar que os próprios contratos poderão ser bastante úteis em registos posteriores, como registos contabilísticos, documentos de despesas de colaboradores e registo de horas, pois servem de “atalhos” à atribuição de segmentos a esses registos – selecionando o contrato, os segmentos desses registos são atribuídos automaticamente.
Para ajudar a melhor compreender a evolução e o impacto de cada contrato, foram disponibilizados vários tipos de mapas e análises, nomeadamente: