DEFIR® Educação

O DEFIR®.EdU é disponibilizado gratuitamente a instituições de ensino e escolas profissionais, podendo ser um apoio na aproximação do ensino à realidade das atividades desenvolvidas em ambiente empresarial.

Com o DEFIR® é possível apresentar e explicar todos os processos relacionados com o encerramento de contas de uma entidade, tanto do setor empresarial como do setor não lucrativo.

Demonstrações Financeiras

Com o DEFIR®, a partir da introdução do balancete de uma empresa, quer de forma manual (para os alunos se familiarizarem com as contas e as respetivas naturezas de saldo permitidas) quer por integração, é possível elaborar todas as demonstrações financeiras e explicar a respetiva estrutura e objetivos.

Demonstrações Financeiras

Apuramento do IRC

Com o DEFIR® é possível estudar em detalhe todo processo de apuramento do IRC, desde os regimes e taxas de tributação até ao apuramento do IRC a pagar, passando pelas correções ao lucro tributável, dedução de prejuízos fiscais, mecanismos de eliminação da dupla tributação, benefícios fiscais e resultado da liquidação, cálculo das derramas e tributações autónomas, entre outros aspetos relevantes necessários para o apuramento do IRC.

Análise Financeira

O DEFIR® permite-lhe construir quaisquer indicadores e mapas de cariz económico e financeiro, de acompanhamento da atividade da empresa e de apoio à tomada de decisão da gestão, demonstrando a origem dos valores a utilizar no cálculo dos indicadores de análise e, com base neles, construir relatórios de análise financeira que traduzam o desempenho da entidade ao longo do período económico e/ou comparativamente com períodos anteriores.

Análise Financeira

Auditoria

No período de auditoria é possível fazer a gestão das contas "pré" vs. "pós" auditadasintroduzir e gerir os ajustamentos de auditoria, bem como simular o novo imposto e as demonstrações financeiras corrigidas.

O DEFIR® é uma ferramenta muito útil para demonstrar o impacto das correções/incorreções nas demonstrações financeiras das empresas.

Relatório de Gestão

Com o DEFIR® é possível explicar a estrutura e conteúdos de um relatório de gestão, através da disponibilização de um modelo, atualizado anualmente pela equipa da Protótipo, sendo ainda possível adicionar e comentar gráficos que os alunos considerem pertinentes, dando assim margem de manobra a alguma investigação e inovação nesta matéria.

Relatório de Gestão

Protocolos Assinados

  • ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
  • UBI - Universidade da Beira Interior
  • ISG - Instituto Superior de Gestão
  • Universidade Católica - Centro Regional das Beiras
  • IPBeja