Modelos e processos contabilísticos e de gestão que refletem as melhores práticas do mercado, contando com docentes universitários numa equipa com vasta experiência nas áreas contabilísticas, fiscais e de controlo de gestão.
Software de gestão que responda às necessidades do mercado e que supere as expetativas dos nossos clientes.
Soluções que tornem os processos empresariais mais eficientes e eficazes e que otimizem a tomada de decisão dos gestores.
Sabemos qual é a nossa direção. Temos metas definidas e claras e estamos convictos de que as iremos alcançar.
Direcionamos as nossas energias na realização dos projetos a que nos propomos, contagiando as entidades envolvidas.
Na abordagem dos problemas e na apresentação das soluções.
O nosso projeto nasce em 1996 da ideia de simplificar e otimizar o processo de prestação de contas (financeira e fiscal) aos profissionais da área financeira e contabilística. Surge assim o DEFIR®, um produto inovador e totalmente diferenciado de qualquer outro no mercado.
Neste período a Protótipo foi consolidando a sua posição no nicho de mercado de software de Prestação de Contas, criando fortes laços de confiança com os seus clientes, que tem mantido ao longo dos anos e que constituem o maior ativo da empresa. Paralelamente, a Protótipo desenvolveu competências no domínio da gestão, em particular em sistemas de Contabilidade de Gestão, Consolidação de Contas, Fiscalidade, entre outros.
A Protótipo celebra uma parceria com a Microsoft na área de Business Solutions para a implementação do Enterprise Resource Planning (ERP) Microsoft Dynamics NAV. Com base na vasta experiência, conhecimentos e recursos adquiridos ao longo de vários anos, a Protótipo implementa esta solução para vários clientes de diversos setores de atividade, sempre focada na resposta às necessidades de informação de gestão.
A Protótipo, em conjunto com parceiros na área de alojamento, foi pioneira em Portugal na disponibilização dum ERP completo em hosting, uma solução vocacionada para pequenas empresas com necessidades de informação de gestão, que apenas um ERP pode proporcionar, a baixos custos e sem investimento inicial em hardware e software.
Com a transição do normativo contabilístico para o Sistema de Normalização Contabilística (SNC), o DEFIR® surge em 2011 tecnologicamente renovado, com uma nova imagem, uma navegação melhorada e funcionalidades acrescidas.
Agora com nova tecnologia, é lançado o DEFIR® versão Análise Financeira Avançada, que permite aos utilizadores criarem os seus próprios indicadores, mapas e relatórios, de forma personalizada.
Durante este ano é disponibilizado ao mercado o DEFIR® versão Auditoria, vocacionado para fazer a gestão dos ajustamentos às demonstrações financeiras, permitindo assim obter demonstrações financeiras pré e pós auditadas. O DEFIR® Angola surge na sequência da identificação da lacuna no mercado Angolano de um software específico para a prestação de contas financeira e fiscal neste país.
Atenta e concentrada nas constantes alterações tecnológicas, e sem perder a sua visão estratégica, a Protótipo decide arrancar com a transformação das suas aplicações para a nova era digital, com o objetivo de transferir todas as suas soluções tecnológicas para a WEB - uma evolução natural para oferta de produtos inovadores, mais flexíveis, sempre disponíveis e atualizados.
Ainda no final de 2014, a Protótipo terminou o desenvolvimento da versão Consolidação de Contas do DEFIR®, que tem tido um enorme sucesso junto dos clientes DEFIR® e na angariação de novos clientes, nomeadamente, vários grupos económicos portugueses. A par do produto e aproveitando as competências dos seus recursos, a Protótipo participa em vários projetos de consolidação de contas, com os quais ainda trabalha.
O GERIR® é um ERP integrado e multidimensional, disponível na WEB, de acesso simples e seguro, em qualquer lugar e através de qualquer equipamento com acesso à internet. O GERIR® foi sujeito a uma Auditoria de Segurança, que permitiu reforçar a segurança do software e avaliar tecnologicamente o GERIR®, de uma forma global e independente. Têm vindo a ser implementados vários projetos do GERIR® até à data, estando permanentemente a ser disponibilizadas novas funcionalidades aos utilizadores deste software.
No final deste ano, é lançado o DEFIR®.SNC-AP, totalmente desenvolvido em WEB, para responder às necessidades de prestação de contas em SNC-AP, incluindo a disponibilização dos ficheiros para a UniLEO.
Lançamento do Calendário GERIR®, a nossa primeira aplicação móvel, integrada com o GERIR®.PortalRH através do calendário e agenda do Portal do Colaborador. Lançamento do DEFIR® Web, uma nova versão totalmente online, em modelo SaaS (Software as a Service), com acesso via browser, gozando de um novo interface, com maior rapidez de resposta. Deste modo, oferecemos o mesmo produto de sempre, permitindo aos utilizadores pouparem em tempo (sem instalações, disponível em qualquer computador ou tablet com acesso à internet e com atualizações e gestão de backups automáticos), e em custos (sem necessidade de investir em hardware).
Lançamento dos restantes módulos do DEFIR® também na versão Web (Análise Financeira Avançada, Auditoria, Angola, Consolidação e Educação) Simultaneamente, lançámos o DEFIR®.SAF-T, em parceria com o Col.bi, o software usado por reguladores e autoridades tributárias. Este módulo permite analisar os dados antes do seu envio para a AT, identificando, gerindo e priorizando os erros detetados, assegurando o cumprimento de obrigações fiscais, permitindo também processar grandes datasets e realizar análises até à causa-raiz.
Lançamento do DEFIR®Docs, solução de arquivo digital da contabilidade. Este módulo permite fazer face aos desafios legais facilitando a transição do papel para o digital. Este módulo permite concentrar toda a documentação contabilística e não contabilística num só lugar.
Lançamento da versão 2.0 do GERIR®. Atualização visual de todo o ERP de forma a torná-lo mais fácil e intuitivo de utilizar bem como mais apelativo. O grande objetivo desta atualização foi uniformizar o grafismo do software de forma a que os utilizadores mais facilmente pudessem identificar as diversas funcionalidades.
Lançamento da versão 3.0 do GERIR®. Enquanto a atualização 2.0 do GERIR® trouxe uma nova imagem ao ERP, a atualização 3.0 foi uma alteração completa de tecnologia base do software. Com esta mudança, o GERIR tornou-se mais rápido, mais seguro e mais estável. Com esta atualização, também se abriu a porta a um novo mundo de possíveis integrações com outros softwares e de criação de novos módulos.
Continuar a apoiar o processo de transformação digital dos nossos clientes, através do desenvolvimento de novas aplicações e módulos que impulsionem a adoção de novas tecnologias, continuando sempre a ser reconhecida como uma empresa que fornece soluções de excelência, que refletem as melhores práticas de gestão para os clientes.