Contabilidade de Gestão

Mais do que afetar custos a uma lista infindável de “centros de custo”, o GERIR® usa a contabilidade de gestão para avaliar o desempenho financeiro de toda a organização, usando o conceito de Segmentos para estruturar os rendimentos, gastos, ativos e passivos. O objetivo desta forma de organização da informação é o de conhecer o resultado gerado pelos vários objetos de valor específicos de cada organização, e não simplesmente proceder à imputação de gastos.

Segmentos

O GERIR® permite estruturar a informação financeira para a gestão sob múltiplas perspetivas de análise, podendo obter a mesma informação sob diferentes perspetivas, através da utilização de um número ilimitado de segmentos (dimensões), afastando-se assim da contabilidade de custos mais clássica. Por exemplo, um único movimento de vendas pode incluir informações de múltipas dimensões acerca das contas em que a venda do produto foi registada:

Em que mercado? Qual a equipa de vendas que realizou o negócio? Que cliente?

Para uma dada organização, pode ser importante responder às seguintes questões:

Que produtos são mais rentáveis? Em que mercados? Quais os vendedores? E para que clientes? E quais os departamentos? …

Segmentos

Ligação dos Segmentos a Objetos

De modo a mais tarde facilitar e automatizar os registos contabilísticos, o GERIR® permite pré-estabelecer relações entre os segmentos e os objetos do sistema. Por exemplo, pode associar os vários contratos criados em sistema a um determinado segmento de Negócio, ou associar a um determinado cliente (segmento Mercado).

A título exemplificativo, podem ser estabelecidas as seguintes relações:

  • Contas e Segmentos, as contas de gastos e rendimentos financeiros poderão estar associadas à "Direção Financeira" (no segmento Estrutura) e a "Comuns aos Negócios" (no segmento Negócio)
  • Operações e Segmentos, o registo de uma despesa de gasóleo pode estar associado ao "João" (no segmento Colaborador) e na "Viatura 00-00-AB" (no segmento Recursos)
  • Objetos e Segmentos, o produto "cimento-cola" pode estar associado a "materiais de construção" (na dimensão Negócio)

Também com o intuito de facilitar e automatizar os registos contabilísticos, ao invés de proceder à classificação segmento a segmento, o GERIR® permite de uma só vez fazer a classificação em múltiplos segmentos. Isto é possível utilizando, por exemplo, os segmentos Contrato, Cliente, Produto, Investimentos, Colaborador, entre outros.

Reporting

No GERIR® a imaginação do reporting é o limite, podendo analisar os resultados, eventos ou horas, no intervalo temporal que pretender, por qualquer segmento, ou até cruzando a informação entre vários segmentos, analisando, por exemplo:

  • A rendibilidade do negócio A ou do cliente X separadamente
  • Dentro do negócio A a rendibilidade de cada um dos clientes, ou
  • Dentro do cliente X, a rendibilidade de cada negócio